Buquê de noiva: você conhece o significado por trás desse item?
O casamento é um processo repleto de encanto. Todos os detalhes contam, tudo tem relevância. Mas você já se perguntou o significado por trás de um dos itens mais importantes desse momento? Estamos falando do buquê de noiva.
Nesse artigo, vamos explorar a “linguagem” das flores, que, por sinal, existe há séculos. Por exemplo, você sabia que nos tempos vitorianos as flores eram usadas para expressar sentimentos quando outros gestos falhavam?
E esse é só o começo. Vamos abordar diferentes tópicos e significados. Portanto, se você deseja transmitir ainda mais emoção neste dia tão especial, vem a com a gente.
A linguagem das flores
Diversas culturas utilizam a linguagem das flores, no entanto, uma das tradições mais famosos surgiu durante o período românico.
Neste tempo, os noivos trajavam guirlandas de flores em volta do pescoço, simbolizando uma nova vida, repleta de esperança e fé. Além disso, essa tradição foi perpetuada até os tempos atuais em algumas ilhas tropicais.
No entanto, a tradição de acrescentar flores na decoração, como, por exemplo, na lapela do noivo, surgiu na Idade média. Além disso, durante a era vitoriana, os noivos trocavam flores que tinham um significado especial para ambos.
No entanto, as tradições foram sofrendo alterações conforme o tempo. Hoje, as noivas consideram o buquê um acessório. Entretanto, o significado simbólico das flores continua igualmente importante, independente da época.
E, caso você precise de uma ajudinha para escolher a flor de acordo com a sua simbologia, aqui está um pequeno guia que desenvolvemos:
Anêmona: a flor da proteção
Essa flor de aspecto incrível, dispõe de mais de 120 espécies e representa “expectativa”. O que, convenhamos, combina bem com este grande dia, já que há um futuro repleto de união pela frente.
Há também outras interpretações, como sorte e proteção contra energias ruins.
Cravo: a flor dos deuses
Conhecida também como a flor dos deuses, os cravos são vibrantes, coloridos e cheios de significados, pois têm diversas cores e cada tom simboliza algo diferente.
Os cravos significam boa sorte e emitem um sinal claro para o universo: desejo atrair bênçãos. Portanto, é uma flor de significados mitológicos e de um charme singular.
Crisântemo: a flor da abundância
O próprio significado do nome desta flor evoca a abundância, pois crisântemo significa “flor de ouro”. Só para você ter uma ideia, no Japão há eventos todos os anos para celebrar esta flor.
Portanto, ela é uma ótima simbologia para agregar este dia tão especial.
Dália: a flor do vínculo eterno
A dália tem várias cores e tamanhos, bem como seu significado, como: harmonia, compromisso e vínculo. Portanto, se encaixam perfeitamente em casamentos.
Especialmente se o casamento ocorrer no verão ou no início de outono.
Iris: a flor da sabedoria
Iris é uma flor de vários significados em diversas mitologias. Na grega, por exemplo, a planta é uma homenagem a deusa Iris em virtude sua beleza e cores vibrantes.
Portanto, essa flor está associada a sabedoria e intimamente ligada a fé. Ademais, é uma flor admirada ao longo da história pelos gregos, egípcios e europeus.
Precisa de ajuda?
O casamento é um dia único. Portanto, saiba que pode contar com a gente para tornar os detalhes ainda mais simbólicos.
Conheça mais sobre o nosso olhar por meio do nosso portfólio e entre contato conosco.